1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.602 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...

Voce gostaria de aprender a tocar Cavaquinho.
Voce esta no lugar certo.

Aqui você vai aprender passo a passo para aprender a tocar, tudo passo a passo.

 

Como tocar cavaquinho passo a passo

Se você está nessa página é porque tem um interesse muito grande em aprender a tocar cavaquinho, não é verdade? É claro, é muito divertido participar de roda de samba e ser admirado pelos amigos e garotas por saber tocar um instrumento.

Por isso digo que aprender a tocar cavaquinho é muito mais que aprender tocar um instrumento, você percebera que sua entrada no mundo da música abrirá as portas de novas ótimas amizades.

Tocar Cavaquinho

Antes de você pegar o cavaquinho e se arriscas a sair tocando por ai, é importante ficar por dentro de alguns temas. Vou dizer qual temas são aqui abaixo, fique comigo então …

Conceitos teóricos

Se você começou seu aprendizado na arte do cavaquinho a pouco tempo é importante você já pegar algumas teorias. Isso porque o cavaquinho é um instrumento rico em sonoridade que produz bases para outros instrumentos, ele também permite você conduzir a música com solos.

Você com certeza já ouviu músicas que tem parte aonde o cavaquinho é quem guia a canção, mais comum ver a predominância no cavaquinho no samba e no choro.

Diferenças entre os cavaquinhos

Em geral, os cavaquinho são produzidos com as mesmas peças, o que muda é o tipo de madeira utilizado e essa diferença faz toda a diferença no som do instrumento. Por exemplo, um cavaco produzido com um compensando de MDF nunca proporcionara a mesma qualidade de um fabricado com jacarandá ou imbuia.

É importante você saber disso quando for comprar o seu cavaco, principalmente se você está pensando fazer apresentações com ele. Desconfie quando o modelo é barato de mais, isso porque esse tipo de instrumento pode fazer um som muito ruim e sua durabilidade também pode ser bem inferior.

Outro ponto importante que deve saber desde o começo é sobre a captação do são. Existe formas que os cavaco pode captar o som:

Cavado acústico – esse possui mais peças em sua estrutura. Indico para aqueles que vão tocar em lugar menores e com poucas pessoas.

Cavaco elétrico – esse é equipado com equalizador e um captador para que seja possível você conectar o instrumento num amplificador. Esse é perfeito para quem irá tocar Brasil afora :p

Batidas e posição das mãos

Para que consiga tirar músicas você deve seguir uma batida exata da composição. É simples, é a batida que determina o ritmo do início ao fim. A forma mais fácil para você pegar a batida da música é posicionando sua mão corretamente no cavaquinho.

 

Mão esquerda

 

É claro que a mão esquerda (se você for destro, claro) será para fazer os acordes. Eles são classificados assim:

Polegar – utilizado para apoiar o braço do instrumento

Dedo 1 – indicador

Dedo 2 – médio

Dedo 3 – anelar

Dedo 4 – mínimo

Uma dica é você posicionar os dedos de forma para eles não ficarem encostados em mais nenhuma corda, se você não faz dessa forma o som sairá feio, meio” mascarado”, e assim a harmonia do acorde será prejudicada.

Essas dicas foram bem básicas, mas agora você já sabe alguns pontos teóricos importantes sobre o instrumento. Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário.

 

 

 

 

Veja aqui os Preços dos Melhores Cavaquinhos do Brasil.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.602 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...